prótese dentáriaCROOL - Centro Odontológico
MENU
 
AGENDE SUA CONSULTA Deixe seus dados e uma data disponível para agendamento que a nossa equipe entrará em contato para confirmar uma avaliação.





Fechar
TRATAMENTOS  
Prótese Dentária  

A prótese dentária é uma possibilidade de reconstruir ou substituir dentes perdidos ou com danos, devolvendo estética bucal e qualidade de mastigação ao paciente. É possível escolher entre prótese dentária fixa ou móvel, mas isso dependerá de vários fatores — e seu dentista pode auxiliar na decisão.

Embora as duas possibilidades proporcionem bons resultados, cada tipo de tratamento tem suas particularidades, bem como prós e contras. Por isso, resolvemos separar as principais características de cada tipo abaixo, a fim de auxiliar você na escolha. Veja!

Quando é necessário utilizar uma prótese dentária?

Ela é necessária nos casos em que se perde um ou mais dentes, seja por falta de cuidados, seja por doenças da gengiva ou mesmo por algum trauma. O espaço que agora está vazio começa a ser preenchido pelos dentes que ficam dos lados e que agora possuem mais liberdade para se mover.

O problema? Todos os dentes ficam fora do lugar e a mastigação não consegue ser tão eficaz. Por causa disso é que uma prótese dentária se faz tão necessária.

Tipos de prótese dentária

 

Dentadura ou prótese total

Essa é uma das próteses mais conhecidas e que só precisa ser utilizada caso o indivíduo não tenha mais nenhum dente na arcada inferior, superior ou ambas. Os dentes artificiais são feitos em acrílico e é possível fazer um molde de acordo com as medidas do paciente.

Prótese parcial removível

Muito conhecida como Roach, esse tipo de prótese é usado quando o paciente ainda possui alguns dentes. Apresenta muitas vantagens, como o fato de ter fácil manutenção, ser duradoura e apresentar bom custo-benefício. A prótese é desenhada de forma específica para o paciente.

Prótese fixa

Também chamada de ponte dentária, ela é usada, principalmente, quando um dente perde a coroa, de forma que não possa mais ser utilizado. O dentista faz o tratamento de canal e, utilizando um pino intrarradicular, cimenta o dente artificial. Entretanto, nem todos os pacientes necessitarão do tratamento.

Para que a prótese fique fixa, utilizam-se os dentes que ficarão nas laterais, servindo de apoio. Eles são levemente “lixados” para conseguir maior fixação do dente sintético com o verdadeiro.

Prótese flexível

É uma boa alternativa à prótese parcial removível, ou seja, ao Roach. Apresenta melhor estética, já que dispensa os grampos e as outras estruturas de metal. É uma ótima opção para os idosos, especialmente para servir como prótese provisória para reabilitações.

Implantes dentários

São muito parecidos com as próteses fixas, porém aqui o paciente não possui mais a raiz do dente. No lugar dela é colocado um parafuso para fixar o dente sintético. Os implantes dentários são técnicas mais modernas e é possível fazê-los quando não se tem um ou mais dentes.

Cuidados com as próteses

Ainda que não sejam dentes verdadeiros, é preciso ter uma boa higiene bucal com a prótese dentária. As placas bacterianas também se formam ao redor dela e atingem a gengiva, causando mau hálito, sangramento na gengiva e outros problemas de saúde bucal.

Conseguiu tirar todas as suas dúvidas? Aproveite agende uma avaliação com o especialista!

 

 

 

prótese dentáriaCROOL - Centro Odontológico