Facetas de Porcelana - CROOL - Centro OdontológicoCROOL - Centro Odontológico
MENU
 
AGENDE SUA CONSULTA Deixe seus dados e uma data disponível para agendamento que a nossa equipe entrará em contato para confirmar uma avaliação.





    Fechar
    TRATAMENTOS  
    Facetas de Porcelana  

    O que são facetas dentárias?

    Consideradas o avanço científico do século na odontologia estética, as facetas de porcelana ou lentes de contato são lâminas ultra-finas confeccionadas em porcelana, para corrigir o formato e a cor dos dentes.
    O aspecto natural e o fato de não sofrer alterações na cor com o tempo são as causas do sucesso dessa técnica. Elas agem como uma “capa” para o dente, conferindo  uma aparência mais harmoniosa e natural. As facetas podem ser de porcelana ou resina e são coladas na parte externa e frontal do dente.

    Porcelana ou resina?

    A faceta de resina não precisa de molde e pode ser aplicada diretamente no dente sem a necessidade de adaptações. Seu material não é tão resistente e pode mudar de cor com o tempo ou conforme os hábitos dos pacientes. No próprio consultório, o dentista desgasta a parte frontal do dente com um ácido suave e a resina é esculpida na forma e cor mais próxima do dente. Esse tipo de faceta dura em média de 3 a 10 anos e não pode ser reparado, apenas substituído.

    A faceta de porcelana é feita com um material mais resistente e não sai facilmente, porém, é um método mais caro e demorado. É produzida com alta tecnologia e dá uma aparência de translucidez e brilho muito próxima do dente natural. O dentista tira o molde do dente e o material é enviado ao protético. Após duas sessões já é possível conferir o resultado.

    As facetas de porcelana do tipo lente de contato dental são lâminas ultrafinas e exigem o mínimo desgaste no dente. Mas não são muito indicadas para dentes escurecidos, já que a sua espessura é muito fina e a cobertura é insuficiente. A durabilidade das facetas em porcelana é de 10 a 20 anos.

    Quando as facetas são indicadas?

    É normal que os dentes se desgastem com o tempo por causa da idade e de hábitos pouco saudáveis, mas problemas como o bruxismo ou dentes desalinhados são cada vez mais comuns entre as pessoas, e as facetas são indicadas em todas essas situações.

    Veja algumas aplicações:

    • Corrigir irregularidades nos dentes causadas por bruxismo. Se você tiver bruxismo, recomenda-se fazer o tratamento antes da aplicação das facetas e adotar a placa de mordida durante o sono;
    • No caso de diastema, quando o espaço é muito grande entre os dentes frontais;
    • Nivelar dentes muito pequenos em adultos;
    • Melhorar a aparência dos dentes quebrados ou escurecidos em decorrência de traumas;
    • Recuperar a cor dos dentes manchados ou amarelados devido ao uso de antibióticos no período de formação dos dentes.

     

    Facetas de Porcelana - CROOL - Centro OdontológicoCROOL - Centro Odontológico