CROOL
O sono de má qualidade é o principal inimigo do seu sorriso.
Compartilhe:
A busca por um sorriso esteticamente perfeito movimenta a indústria de cosméticos e tratamentos odontológicos. Mas e se eu te dissesse que, por trás de toda essa perfeição, pode se esconder uma inimiga silenciosa da sua saúde? Não estou falando de cáries ou tártaro, mas de algo sutil, que vive na sua boca e pode ser um termômetro da sua imunidade. Trata-se da saburra lingual, uma camada esbranquiçada ou amarelada que se forma sobre a língua e que vai muito além de um simples problema de mau hálito.
Você já parou para pensar na importância da sua língua? Ela não é apenas um músculo para sentir o gosto da comida ou para falar. Na verdade, a língua é uma parte fundamental do seu sistema imunológico. Então, a saburra lingual, que é uma mistura de restos de alimentos, células mortas, bactérias e fungos, é um sinal de que algo pode não estar indo muito bem no seu corpo.
Em outras palavras, é como se a sua língua estivesse “suando” de tanta toxina, e essa camada de saburra é o resultado de uma batalha interna que seu corpo está travando. E é aí que o buraco é mais embaixo: essa “sujeira” pode ser um indicativo de um sistema imunológico enfraquecido, que não está conseguindo lidar de forma eficiente com as agressões externas.
Segundo o Dr. Frederico Coelho, fundador do CROOL Centro Odontológico e Doutor em Implantodontia, “a saúde da boca é um reflexo da saúde do corpo como um todo. A saburra lingual não deve ser vista apenas como um problema estético ou de mau hálito, mas como um alerta do nosso organismo. É um sinal de que algo, internamente, pode estar desequilibrado, e isso, muitas vezes, está diretamente ligado ao nosso sistema imunológico.”
Assim como mencionamos acima, muitos subestimam a função da língua na saúde bucal e geral. Ela não só desempenha papéis vitais na digestão e no paladar, como também é uma aliada na produção de saliva, que por sua vez, protege os dentes contra as cáries. A saburra, por outro lado, pode se tornar uma barreira que impede a língua de realizar suas funções plenamente.
A camada de saburra interfere na capacidade das papilas gustativas de sentirem os sabores de forma nítida. Logo, isso pode alterar o paladar e levar a escolhas alimentares menos saudáveis. Imagine a frustração de comer seu prato favorito e não sentir o sabor real dele. A saburra pode estar por trás disso.
E os impactos não param por aí. Além disso, a presença excessiva de bactérias na língua pode levar a uma maior incidência de problemas bucais. Estamos falando de cáries, gengivite e periodontite, pois as bactérias podem se espalhar facilmente para os dentes e gengivas. Além disso, as toxinas liberadas pelas bactérias da saburra podem ser absorvidas pelo corpo, agravando quadros inflamatórios e sobrecarregando o sistema imunológico.
Agora que você já sabe a importância da língua, que tal fazer um pequeno exercício? De frente para o espelho, abra a boca e coloque a língua para fora. Observe com atenção. Ela está rosada e lisa, ou existe uma camada esbranquiçada ou amarelada sobre ela?
Para o Dr. Frederico, “observar a língua é um hábito simples, mas poderoso. É um autoexame que nos ajuda a identificar possíveis problemas de saúde, mesmo antes que outros sintomas apareçam. A língua, assim como a pele e as unhas, pode nos dar pistas valiosas sobre o que está acontecendo dentro de nós. Uma língua limpa e rosada é um excelente sinal.”
Esse é um hábito que você pode incluir na sua rotina diária. É o seu check-in de saúde. Se a sua língua estiver com saburra, não se desespere. O próximo passo é entender como resolver isso.
A maioria das pessoas se preocupa em escovar os dentes, usar fio dental e enxaguante bucal. Mas a língua, muitas vezes, é esquecida. O ideal, no entanto, é que a escovação da língua seja feita todos os dias, mas não apenas com a escova de dentes.
As cerdas da escova não são a melhor ferramenta para remover a saburra. Elas podem espalhar as bactérias ou, se usadas com muita força, podem machucar a língua. A ferramenta ideal para a higienização da língua é o raspador de língua.
O raspador de língua é um instrumento simples e super eficaz, que já era utilizado há milhares de anos na medicina ayurvédica. A técnica é simples: segure o raspador e gentilmente raspe a língua, de trás para frente, algumas vezes. Você vai se surpreender com o que vai ver.
O Dr. Frederico Coelho reforça a importância desse hábito: “A inclusão do raspador de língua na rotina diária é um passo simples que faz uma diferença enorme na saúde bucal e geral. É um hábito rápido, que leva apenas alguns segundos, mas que tem o potencial de melhorar o hálito, o paladar e, principalmente, de reduzir a carga bacteriana na boca, o que impacta positivamente a nossa imunidade.”
A obsessão por dentes brancos e perfeitos pode nos fazer ignorar outros aspectos cruciais da saúde bucal. A beleza é importante, mas a saúde vem em primeiro lugar. De que adianta ter um sorriso impecável se a sua boca é um celeiro de bactérias que podem comprometer sua imunidade?
Pois bem, a saúde da boca é um reflexo do seu corpo. E a saúde da sua língua é um termômetro valioso. A saburra lingual pode ser um indício de que o seu corpo precisa de mais atenção.
Se você está preocupado com a saúde do seu hálito ou da sua língua, o CROOL Centro Odontológico é o lugar ideal para agendar uma avaliação. Nossos especialistas estão prontos para te ajudar a entender a fundo a relação entre a saúde bucal e a saúde geral, e a traçar um plano de cuidados completo, que vai muito além de um sorriso bonito. Afinal, a saúde é um todo, e a sua boca é a porta de entrada para um corpo mais saudável. Cuidado odontológico? CROOL, é lógico. Clique aqui e agende sua avaliação.
Compartilhe:
Desenvolvido por Red WebDesign