CROOL
O sono de má qualidade é o principal inimigo do seu sorriso.
Compartilhe:
Quando a palavra “tratamento de canal” surge em uma conversa, já dá para imaginar as reações. Algumas pessoas torcem o nariz, outras falam de traumas e ainda existe quem nem sabe o que é, mas morre de medo. Contudo, e se eu te dissesse que essa má fama é, na verdade, um grande engano? Longe de ser um pesadelo, o tratamento de canal, na verdade, pode salvar o dia, ou melhor, o seu dente.
É como aquele enredo clássico de filmes de ação, onde o mocinho invade uma base inimiga para desarmar a bomba e salvar a cidade. No nosso caso, a base é o seu dente, a bomba é uma infecção e o herói é o endodontista.
Mas, afinal, o que é esse procedimento? Para simplificar, o tratamento de canal, ou endodontia, é um procedimento odontológico que tem como objetivo remover a polpa dentária quando ela está inflamada ou infeccionada. Essa polpa nada mais é do que um tecido mole que fica no interior do dente. Essa inflamação, por sua vez, é a principal responsável por causar aquela dor aguda e insuportável que nos leva ao consultório.
E é aí que entra o grande mito: a dor. Costumam associar o tratamento de canal à dor, mas, na verdade, ele é a solução para a dor. A sensação de desconforto que as pessoas sentem antes do procedimento é causada pela inflamação. Portanto, o tratamento de canal é a única forma de acabar com ela.
Para entender melhor sobre o tema e desmistificar de vez o tratamento de canal, conversamos com o Dr. Frederico Coelho, Mestre e Doutor em Implantodontia, e fundador do CROOL Centro Odontológico. Segundo o Dr. Frederico, o medo do procedimento é um dos maiores obstáculos para a saúde bucal, e a falta de informação é a principal causa desse pânico.
“As pessoas vêm ao consultório com uma dor terrível, mas, quando falamos em tratamento de canal, o medo do procedimento parece ser maior do que o incômodo da dor. É um paradoxo”, explica o especialista. “A realidade é que, com os avanços da odontologia e as técnicas atuais, o tratamento de canal é feito com anestesia e é praticamente indolor.”
O Dr. Frederico ainda ressalta que “não faz sentido extrair um dente saudável quando há a opção de salvá-lo”. E ele está coberto de razão. O tratamento de canal é uma alternativa muito mais conservadora e eficaz para manter a estrutura original do dente, evitando a necessidade de extrações e, consequentemente, a perda óssea e o desalinhamento dos dentes vizinhos.
Pois bem, como chegamos ao ponto de precisar de um tratamento de canal? A resposta é simples e, ao mesmo tempo, assustadora: cáries. As cáries, quando não tratadas, são como pequenos espiões que invadem o seu dente. Elas começam na parte externa, no esmalte, e, se não forem combatidas, progridem e chegam à polpa dentária, causando a infecção.
É nesse ponto que a dor se torna insuportável e que o tratamento de canal se torna inevitável. E é importante lembrar: uma cárie que evolui para uma infecção é uma bomba-relógio para a sua saúde bucal.
A melhor forma de evitar o tratamento de canal é, sem dúvida, a prevenção. Com os cuidados certos, você pode antecipar problemas. Em outras palavras, é como ter um sistema de segurança contra possíveis invasores. Então, quer manter seu sorriso impecável e evitar problemas futuros? Previna-se.
Mas, afinal, como se proteger? Pois bem, o Dr. Frederico reforça a importância de hábitos simples e eficazes: “A escovação correta, o uso de fio dental e visitas regulares ao dentista são o nosso escudo contra as cáries e infecções. A prevenção é a chave para uma boca saudável e para evitar procedimentos mais complexos”.
E é exatamente isso: uma rotina de cuidados básicos pode salvar seu dente e, de quebra, te livrar de um tratamento de canal.
Aqui estão algumas dicas práticas e essenciais para manter sua saúde bucal em dia e evitar o tratamento de canal:
Se você é de Goiânia e está em busca de uma clínica que se preocupa com a sua saúde bucal e oferece um tratamento de canal humanizado, o CROOL Centro Odontológico é o lugar certo. Com uma equipe de profissionais especializados em endodontia, o CROOL oferece um tratamento de canal mais rápido, preciso e confortável, graças à sua tecnologia de ponta.
No CROOL, a missão é mudar a percepção do tratamento de canal, mostrando que ele não é um bicho de sete cabeças, mas sim a solução para a sua dor. O objetivo é oferecer uma experiência de cuidado bucal completa, onde o paciente se sinta acolhido e seguro durante todo o processo. Tratamento odontológico? CROOL, é lógico. Clique aqui e agende sua avaliação.
Compartilhe:
Desenvolvido por Red WebDesign