Entenda mais como funcionam as lentes de contato e como vale a pena o investimento!

Lentes de contato nos dentes ou tratamento ortodôntico? Essa dúvida acomete muitos pacientes que têm problemas na dentição e desejam corrigi-los de forma eficaz e o mais rápido possível. Ambas as técnicas são válidas e importantes, porém, a recomendação por uma ou outra depende de cada caso.

Vale destacar que o desenvolvimento das técnicas e o uso de materiais seguros e de qualidade popularizaram as lentes de contato dentais. Isso aconteceu porque sabemos, hoje em dia, que esse tipo de tratamento garante segurança e durabilidade — até dez anos. O tempo mais curto para a colocação das lentes também faz delas as queridinhas nos consultórios odontológicos.

Neste post vamos falar sobre o tratamento com as lentes de contato nos dentes em comparação ao método ortodôntico, a fim de que você compreenda qual é o melhor para cada situação. Acompanhe!

Lentes de contato nos dentes

Feitas de porcelana, as lentes dentárias têm espessura extremamente fina. Elas garantem ótimos resultados, proporcionando uma aparência bastante similar à dentição natural — inclusive quando levamos em conta a harmonia entre os dentes, em especial em pacientes acima dos 35 anos.

Quando utilizar as lentes dentais

As lentes de contato dentais são recomendadas para solucionar problemas como manchas e amarelamento, dentes escurecidos devido ao canal, fraturas e desgaste acarretado por bruxismo, diastemas (espaço entre os dentes), desarmonia na linha do sorriso e casos leves de mal posicionamento.

O tratamento com as lentes garante um sorriso alinhado e esteticamente atrativo, pois com ele é possível reconstruir as bordas desgastadas dos dentes, por exemplo. Ele é tão eficaz quanto o método ortodôntico, o qual costuma ser bastante demorado, a depender do quadro do paciente.

Vantagens das lentes

As principais vantagens das lentes de contato nos dentes são as seguintes:

  • trata-se de um método muito mais rápido em comparação com a técnica ortodôntica;
  • não causam desconforto;
  • não exigem o desgaste dos dentes, como ocorre com o emprego de facetas de porcelana, por exemplo;
  • o tratamento com lentes de contato é considerado reversível.

Porém, cabe ao dentista verificar se as lentes dentais apresentarão a mesma eficácia de um tratamento de ortodontia. Daí a importância de consultar tanto um especialista em prótese dentária quanto um ortodontista antes de optar pelo melhor procedimento.

Tratamento ortodôntico

O tratamento ortodôntico é indicado para questões não apenas estéticas, mas também funcionais. Essa é a opção recomendada, por exemplo, quando o paciente sofre de situações severas de mau posicionamento dos dentes, as quais podem levar, inclusive, a problemas fonéticos, de deglutição e mastigação.

Outra indicação para o tratamento ortodôntico é nos casos de desalinhamento da gengiva, pois o método também pode ser utilizado para nivelar a linha horizontal mais alta que alcança a porção superior gengival, além de corrigir dentes desalinhados e tortos.

Vale lembrar que os tratamentos de ortodontia realizados atualmente são bastantes modernos. Há opções de aparelhos invisíveis ou, até mesmo, aplicados atrás dos dentes, de modo que não é possível visualizá-los. Portanto, embora exija tempo para o alcance de resultado, ele é necessário e traz mais qualidade de vida ao paciente.

Fatores como a idade do paciente, o estado da dentição e o tempo do tratamento precisam ser considerados pelo dentista antes de recomendar o tratamento ortodôntico ou as lentes de contato nos dentes. Logo, é preciso uma avaliação cuidadosa e perspicaz, como a realizada pelo CROOL. Há situações em que ambos os métodos podem ser empregados, de forma complementar, com o propósito de possibilitar um sorriso saudável e bonito.

E então, gostou do post? Continue a par das nossas novidades curtindo agora mesmo nossa página no Facebook!

Últimos Posts
Agende pelo Whatsapp

A Crool Centro Odontológico precisa das informações de contato que você nos fornece para entrar em contato com relação a produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser. Para obter informações sobre como cancelar o recebimento, além de nossas práticas de privacidade e compromisso de proteger sua privacidade, confira nossa Política de Privacidade.

Posts Relacionados